No crédito rotativo em toda a loja. Clique aqui para solicitar o seu cartão.
Energéticos
Energético: a bebida para dar um gás durante o dia
Ter motivação para realizar tarefas diárias ou engajamento em atividades físicas regularmente pode ser um desafio. Nesses casos, uma opção interessante é o consumo de energético.
Essa bebida contém substâncias estimulantes na sua composição, como a taurina e a cafeína. Ambas ajudam a aumentar a atividade do sistema nervoso central e elevam a pressão cardíaca.
Devido à presença dessas substâncias, a sensação de cansaço tende a diminuir. Isso é ótimo para você obter mais concentração e melhorar o desempenho. Continue lendo para saber mais!
Como o energético funciona?
Os efeitos da bebida estão presentes em todas as marcas. Monster ou Red Bull são alguns dos melhores energéticos. Cada um dos elementos presentes na composição age de uma forma diferente no organismo, e a combinação de todos eles é o que deixa o corpo mais alerta.
A cafeína inibe o hormônio do sono, as vitaminas do complexo B ajudam a combater o cansaço, e a taurina é responsável por ajudar a manter o foco e a atenção. Com esses ingredientes, o energético se torna uma boa opção para quem precisa de um impulso de energia.
Quando tomar energético?
Bateu aquele cansaço, mas você ainda precisa se manter acordado para fazer um trabalho ou estudar no fim do dia? O energético pode ser uma boa opção. Além disso, ele é uma boa pedida para realizar atividades físicas.
Porém, é importante lembrar que ele não deve ser consumido junto a bebidas alcoólicas. Em doses mais altas, essa mistura pode fazer mal à saúde.
O produto também é muito usado por estudantes que precisam passar muitas horas debruçados sobre os livros, especialmente aqueles que vão prestar concursos. Porém, vale lembrar que tudo consumido com moderação é mais saudável!
Embora possam realmente ajudar a aumentar o rendimento, os energéticos não podem ser consumidos em excesso. A recomendação é não exagerar no consumo, pois passar muitas noites em claro também pode ser prejudicial.
Diferença entre energético e isotônico
Muita gente confunde essas bebidas. O energético é uma boa opção para quem precisa de um impulso de energia, enquanto o isotônico é excelente para quem precisa de reidratação.
Ainda, o energético em lata ou garrafa pode ser tomado antes de fazer atividades físicas. Já o isotônico pode ser ingerido durante ou após os exercícios porque ajuda a repor os líquidos e eletrólitos perdidos pelo organismo durante a prática.
Quais são os energéticos mais conhecidos?
Eles chegaram ao Brasil no final da década de 1990 e, desde então, seu consumo vem se popularizando cada vez mais. Hoje, há uma grande variedade de marcas no mercado, como Red Bull, Monster, TNT e outros.
Há versões com diferentes sabores para atender a todos os gostos, como melancia, manga, pêssego, limão e chá-preto. Algumas bebidas também têm versões zero açúcar e mais potentes.
Fique atento ao consumo de energético
Apesar dos benefícios, essa bebida à base de cafeína não pode ser consumida em excesso, como já dito. A combinação das substâncias acelera o coração, aumentando os riscos de problemas. Por isso, ao comprar uma garrafa de energético de 2 litros ou mesmo uma lata, fique atento para consumir aos poucos.
Além disso, o produto é tão calórico quanto qualquer refrigerante. Por isso, deve ser evitado por quem está de dieta ou não pode consumir açúcar. Nesses casos, você pode comprar energético na versão zero.